... Por que a durabilidade das suas joias importa para nós? – GOSTOU


Por que a durabilidade das suas joias importa para nós? Aprenda a limpar as suas peças com passos simples e cuidados preventivos.

Postado por Daniela Menezes em

 

Uma pergunta frequente entre nossas clientes, e que com certeza você também já fez, é se as nossas peças escurecem. Principalmente, quando se está analisando o custo-benefício dessa aquisição.

 

A resposta é simples mas deixa algumas dúvidas e por isso, pensamos nesse post. E a resposta é sim, elas podem escurecer, esse é um processo natural e que acaba sendo mais fácil de acontecer com bijuterias, por não serem feitas completamente de metais nobres na sua composição.

 

Ainda assim, mesmo as joias feitas completamente de metais nobres exigem cuidados para que esse processo natural seja evitado ou retardado. Levantamos nesse post muitas informações sobre o nosso processo, o nosso material e os cuidados necessários para a durabilidade das suas peças GOSTOU. Aproveitamos para fazer também um reforço sobre a nossa Política de Reparos/Manutenção e o porquê da sua importância. Vamos lá!

 

Conhecendo os nossos processos e materiais
 
Explicando mais sobre nosso processo e a composição das nossas peças: todas elas são feitas a partir de um material metálico, hoje (desde a coleção The High Priestess of Soul) é feito somente de Latão, uma liga de Cobre e Zinco o que resulta em um material bastante maleável, dúctil, resistente a impactos e que proporciona acabamentos impecáveis.

 

Elas passam por um processo de galvanoplastia com banhos que variam entre Ouro, Prata, Ródio e Ródio Negro. Os nossos banhos são denominados Níquel-free ou Anti-alérgico, e como o nome diz, o níquel, material muito usado em bijuterias comuns para cobrir imperfeições e tornar a superfície da peça mais homogênea, não está presente em nossos banhos. Para quem não sabe, o níquel é um dos grandes responsáveis por causar reações alérgicas quando em contato com a pele. Devido a qualidade dos nossos banhos, também não utilizamos o verniz que, normalmente é utilizado assim como o Níquel, para melhorar o aspecto da peça.

 

Pegando o gancho do que mencionamos sobre o verniz, levantamos um segundo ponto importante: a falta de verniz pode fazer com que você descubra uma alergia que não havia sido identificada até o momento com bijuterias comuns, pois em contrapartida o verniz pode ajudar a proteger e distanciar a pele dos demais materiais presentes na composição da bijuteria(banho e metais). Por isso, nesse último caso, buscamos sempre recomendar para todas as nossas clientes antes de comprar conosco, a importância de entender o nível da sua alergia e principalmente, a que tipo de material se dá essa alergia.

 

Em se tratando de banhos, o banho de Ródio é o nosso melhor material, o que tem maior durabilidade e que menos exige cuidado. O Ródio também vem se mostrando uma boa opção para quem possui um grau de alergia relativamente baixo - mas antes de qualquer decisão, é importante conhecer o seu corpo, ok?

 

O Ródio porém, tem um processo produtivo muito mais caro, mais caro até que o Ouro e assim, produtos banhados a Ródio são mais caros. Em todos os nossos produtos, nós especificamos em suas descrições a composição das peças, os principais cuidados e pontos de atenção. Antes de escolher a sua peça, leia com atenção todas as informações ali descritas e em caso de dúvida, sempre nos procure. ;)

 

A importância da Limpeza Preventiva

Buscamos incessantemente atingir a qualidade necessária para que nossas peças sejam o mais duráveis possíveis, assim como melhorar cada vez os nossos acabamentos. É possível perceber em nossas duas últimas coleções o cuidado que tivemos para que esse objetivo fosse cada vez mais tangível e nítido.

 

Ainda assim, toda joia merece atenção especial e cuidado constante. A limpeza preventiva é a nossa melhor dica, para que seja possível antecipar a prevenção de futuras oxidações, principalmente, se você mora em cidades litorâneas ou muito quentes, evitar algumas situações e seguir alguns cuidados é essencial.
Hoje, nossas peças peças são enviadas em uma embalagem de PVC junto com uma flanela-mágica, a qual deve ser utilizada para a limpeza da peça, principalmente a prata. A limpeza é feita a seco, fazendo movimentos firmes e circulares diretamente na peça. Essa flanela tem um prazo de validade, mas pode ser facilmente encontrada em lojas importadoras de materiais para jóias e bijuterias, a um preço super acessível.

 

Um tecido de algodão ajuda bastante, mas a flanela faz milagres, instantaneamente após o polimento a prata oxidada volta a ter brilho e vida novamente. Você pode encontrar essas flanelas em fornecedores como: Roldão Jóias (SP), Sanali (SP), Rei das Alianças (SP), Prata Fina (PR), e até mesmo Lojas Americanas ou Mercado Livre.

Ainda como prevenção, aqui vão mais algumas dicas:

  1. Evite que suas peças estejam no seu corpo durante o banho de mar, banho de piscina ou quando em muita exposição solar;
  2. Evite que a sua peça fique exposta por muito tempo e diretamente ao sol, esteja ela guardada ou não;
  3. Em caso de calor extremo, retire sua peça, limpe-a e volte a usá-la após o corpo resfriar;
  4. É necessário evitar o contato das peças com produtos pontiagudos e produtos químicos de qualquer natureza, sejam eles cremes hidratantes, condicionadores, protetores e derivados;
  5. Evite o atrito entre bijuterias, jóias e afins. Evite também quedas bruscas - mesmo resistentes alguns dos nossos materiais podem trincar, amassar ou quebrar;
  6. É importante guardar dentro da sua embalagem original ou pendurá-la na vertical e sempre, longe da exposição solar.

 

Como limpar suas joias

 

A prata é um dos metais nobres mais sensíveis às reações do ambiente escurecendo com facilidade devido ao enxofre, naturalmente presente em nosso organismo e no nosso dia-a-dia. Ela naturalmente oxida com o tempo e essas manchas são reações químicas que podem acontecer com mais frequência dependendo do seu organismo e por isso, esse banho exige um cuidado especial. O que gostamos de enfatizar, é que da mesma forma que o material é mais propenso a oxidar, ele é facilmente polido e com limpeza constante ou preventiva, o seu brilho volta a aparecer.

 

Essa limpeza em intervalos regulares pode ser aplicada a todos os banhos e com o intuito de torná-la algo mais prático e rotineiro, viemos desenvolvendo através das duas últimas coleções peças que possuem, em sua maioria, um acabamento que permite uma limpeza esporádica e mais completa. Ou seja, melhoramos o acabamento das nossas peças com solda, para facilitar também o seu cuidado e assim, a sua durabilidade. Para as peças que possuem um único banho, ou que, mesmo com banhos diferentes (Argola Kunky, por exemplo) podem ser desmontadas, nós recomendamos que, sempre que necessário, sejam realizados os passos abaixo:

Argola Kunky        Argola Marisa       Brinco Bold Prata

                  Argola Kunky                                         Argola Marisa                                     Brinco Bold   

              
  1. Adicione algumas gotas de detergente neutro ou de coco em um recipiente apropriado para limpeza e acrescente um pouco de água morna;
  2. Com uma escova de cerdas macias, delicadamente, limpe a peça com movimentos circulares, deixando-a descansar no recipiente por menos de um minuto. Retire a mistura com água corrente;
  3. Seque bem a peça com uma toalha de algodão, sem esfregar, apenas pressionando;
  4. Utilize um secador de cabelo para secar todo e qualquer resquício de água na peça;
  5. Finalize polindo a sua peça com a flanela mágica que enviamos junto com a sua embalagem GOSTOU (ou confira onde comprá-la nos links acima).

 

Por que a durabilidade da sua peça GOSTOU importa para nós?Por que a durabilidade da sua peça GOSTOU importa para nós?  

 

O cuidado constante com sua joia é uma rotina importante de ser repensada, ainda assim, por existirem muitos fatores que podem influenciar nessas alterações, nós da GOSTOU estamos sempre abertas para auxiliá-las e até mesmo, banhar a sua peça novamente em caso de falha ou desgaste prematuro no banho. Abaixo, explicamos mais sobre a nossa Política de Manutenção/Reparos.

 

Sobre a nossa Política de Reparos/Manutenção
 

Nós temos o compromisso de produzir e manter a sua peça o mais durável possível, e no caso de possíveis reparos não exitaremos em ajudar. Em caso de quebra, ou problemas do tipo, não jogue sua peça fora e entre em contato conosco para entendermos o que pode ser feito mesmo após o prazo de 30 dias úteis depois da compra. Entendemos que o nosso material não é reciclável após o banho e que, como consequência, somos responsáveis por toda e qualquer peça criada por nós, em todos os seus processos e principalmente no seu processo de descarte.

 

Pedimos somente que entenda que, essa é uma Política de Manutenção para reduzirmos o lixo que pode vir a ser gerado por nossa empresa e nos responsabilizarmos pela qualidade do que é produzido por nós. Assim, será necessária uma análise com cautela para melhor entender o que poderá ser feito, como e em quanto tempo. Tudo isso será alinhado com você, sempre mantendo-a informada sobre todo o processo e com extrema transparência.


Aqui, destacamos 3 pontos:


  1. Pedimos que entre em contato através do e-mail contato@usegostou.com.br e nos envie em anexo a Nota Fiscal enviada para o seu e-mail na confirmação da sua compra, somente para que tenhamos maior controle; 
  2. Nos envie junto ao e-mail fotos e mais detalhes sobre o problema da sua peça; 
  3. Nem tudo poderá ser reparado, mas queremos ajudar naquilo que estiver ao nosso alcance, então a peça pode ser remodelada e sofrer algumas alterações para que possa ser usada novamente.



Acreditamos muito no diálogo, no poder da troca e no feedback de vocês para a nossa constante evolução e melhoria. Esse foi um pequeno guia de como tornar as suas peças mais duráveis e fazer com que elas permaneçam contando sua história e fazendo parte do seu dia-a-dia.

Acreditamos que antes de tudo, a mudança começa por nós, como marca/empresa e nos mantemos abertas para qualquer dúvida, sugestão ou reclamação que vocês queiram nos trazer. Abraçamos com muito carinho e força a responsabilidade pela sua satisfação, entendemos os erros e as falhas como grande possibilidade de mudança e nunca, jamais, como uma crítica não-construtiva.

 
Não hesite, nos procure, abra o diálogo, questione. Estamos aqui para isso! <3
 
 
 
 

0 comentários

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados